Associação Social Cultural Recreativa e Desportiva de Crasto

A ASCRD de Crasto, foi fundada em 1994, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da cultura, recreio e desporto, objectivos e permissas a que depois foram acrescentados os da protecção da natureza e solidariedade social, tem mantido nestes campos um trabalho objectivo, dinâmico e persistente. O que tem faltado em apoios das entidades – que têm o dever de apoiar estas iniciativas -, tem sobrado em imaginação, dedicação e iniciativas da direcção e de todos os associados.

O revitalizar destas práticas tradicionais potencia um conjunto de acções que a Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa pretende levar a efeito, com o intuito de prestigiar as tradições populares e contribuírem de complemento económico às actividades agrícolas.

Dá-se assim continuidade a práticas que conferem colorido, satisfação e segurança às suas vidas, marcadas pela sua ligação íntima com a natureza.

col1

col2

col3


Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto

O Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto, foi criado em 1956. A ideia da criação do Grupo nasceu quando da realização de um cortejo etnográfico para a angariação de fundos para as obras do Hospital de Ponte da Barca, um grupo de jovens que desfilou no cortejo, achou interessante organizar um Grupo de danças e cantares tradicionais da nossa freguesia.

TRAJE

O Grupo tem o seu traje de noivado, o seu traje domingueiro e o seu traje de trabalho do campo.

- Os homens de calça preta, camisa de linho bordada no peito, colete preto, chapéu preto, um lenço bordado ao ombro e bota preta.

– As mulheres usam saia preta com barra de veludo enfeitada com verdilhos, avental a condizer com a saia, camisa de linho bordada no peito, nos ombros e na gola, colete bordado em ramos com algumas lanternitas, lenço na cabeça, franjeiro ao ombro e todas bem ouradas.

ACTUAÇÕES

Este grupo tem actuado em diversas regiões deste Paìs nomeadamente nas grandes festas e romarias, como senhora da Agonia, S. Torcato, S. Bartolomeu,festas das Cruzes ode foi distinguido com vários troféus e medalhas ao longo de todo o país e no estrangeiro.

COMPOSIÇÃO:

Actualmente o Grupo e constituído por elementos com força de vontade em manter a tradição folclórica da Terra, mas também por muita gente jovem com ânsia de preservar tradições que teimam em querer desaparecer, o que dá uma garantia de continuidade no futuro.

col4

Contato
258 453 197
crastoruivosgrovelas@sapo.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES
TAGS POPULARES

facebook

facebook

facebook

Facebook

facebook