Associação Social Cultural Recreativa e Desportiva de Crasto

A ASCRD de Crasto, foi fundada em 1994, com o objectivo de fomentar o desenvolvimento da cultura, recreio e desporto, objectivos e permissas a que depois foram acrescentados os da protecção da natureza e solidariedade social, tem mantido nestes campos um trabalho objectivo, dinâmico e persistente. O que tem faltado em apoios das entidades – que têm o dever de apoiar estas iniciativas -, tem sobrado em imaginação, dedicação e iniciativas da direcção e de todos os associados.

O revitalizar destas práticas tradicionais potencia um conjunto de acções que a Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa pretende levar a efeito, com o intuito de prestigiar as tradições populares e contribuírem de complemento económico às actividades agrícolas.

Dá-se assim continuidade a práticas que conferem colorido, satisfação e segurança às suas vidas, marcadas pela sua ligação íntima com a natureza.

col1

col2

col3


Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto

O Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto, foi criado em 1956. A ideia da criação do Grupo nasceu quando da realização de um cortejo etnográfico para a angariação de fundos para as obras do Hospital de Ponte da Barca, um grupo de jovens que desfilou no cortejo, achou interessante organizar um Grupo de danças e cantares tradicionais da nossa freguesia.

TRAJE

O Grupo tem o seu traje de noivado, o seu traje domingueiro e o seu traje de trabalho do campo.

– Os homens de calça preta, camisa de linho bordada no peito, colete preto, chapéu preto, um lenço bordado ao ombro e bota preta.

– As mulheres usam saia preta com barra de veludo enfeitada com verdilhos, avental a condizer com a saia, camisa de linho bordada no peito, nos ombros e na gola, colete bordado em ramos com algumas lanternitas, lenço na cabeça, franjeiro ao ombro e todas bem ouradas.

ACTUAÇÕES

Este grupo tem actuado em diversas regiões deste Paìs nomeadamente nas grandes festas e romarias, como senhora da Agonia, S. Torcato, S. Bartolomeu,festas das Cruzes ode foi distinguido com vários troféus e medalhas ao longo de todo o país e no estrangeiro.

COMPOSIÇÃO:

Actualmente o Grupo e constituído por elementos com força de vontade em manter a tradição folclórica da Terra, mas também por muita gente jovem com ânsia de preservar tradições que teimam em querer desaparecer, o que dá uma garantia de continuidade no futuro.

col4

Contato
258 024 391 - 936 395 895
crastoruivosgrovelas@sapo.pt
 
Últimas Notícias
TAGS POPULARES
Facebook

facebook

facebook

facebook

facebook

Tempo em Ponte da Barca